15 de nov. de 2009

SBT fez pacto com o demônio

O SBT fez um pacto com o demônio. Na verdade, com vários deles e com dois irmãos que caçam entidades do além na série "Sobrenatural".

Desde que o programa saltou das madrugadas do domingo para o horário nobre, diariamente, tem dado uma média de oito pontos no Ibope e colocado a emissora à frente da Record. Na disputa direta com "Viver a Vida", da Globo, com o telejornal da Record e com "Bela, a Feia", a mudança fez efeito, com um crescimento de audiência de 110% para a emissora de Silvio Santos.

Até setembro, nesse horário era exibido o "SBT Brasil", que dava 3,8 pontos. Depois, veio a série "Harper's Island - O Mistério da Ilha", que não começou tão bem, mas entregou o horário com oito pontos no final.
Essa média é o mínimo que "Sobrenatural", às 21h, tem alcançado desde sua reestreia, em 1º de outubro. Na última quarta-feira, chegou aos dez pontos, mesmo com a novela das oito da Globo mantendo um desempenho de 35 pontos.

Henrique Casciato, diretor comercial do SBT, diz que a mudança foi uma estratégia de programação. "Nas pesquisas foi constatado que o público estava pedindo uma série no horário nobre. Deu certo."Para ele, a série não rouba audiência das telenovelas. "O público não é o mesmo. As séries no horário nobre são uma alternativa a quem não quer assistir às novelas. Não há como negar que há espaço para os dois produtos", diz Casciato.

Outra manobra da emissora foi esquecer o ponto onde havia parado aos domingos e, em vez de mostrar somente a temporada inédita, recomeçar desde a primeira na faixa diária.
O perfil desse espectador, aliás, nada tem a ver com os teens de "True Blood" ou "Crepúsculo". É formado majoritariamente por mulheres e está numa faixa entre os 18 e os 34 anos. A TV paga acompanha esse movimento, com um maior envelhecimento do público.

Se nenhum imprevisto acontecer, a quinta temporada estreia em 25 de janeiro do ano que vem.
Folha

Nenhum comentário: